OCARINA COLAR

 A Ocarina Colar

Esta pequena ocarina é um instrumento de vento, está desenhada para ser usada como um colar. É de cerâmica pintada com cores metalizadas, recoberta e protegida com resina cristal. Esta verdadeiramente afinada e usa um tipo de digitacão que com 6 furos permite executar as 10 notas da escala com seus 7 me-tons (ver tablatura). As ocarinas são decoradas em seis cores e com diferentes símbolos en baixo relevo, divididas em dois grupos: Ocarinas do horóscopo(foto esquerda)Os doze signos do horóscopo dentro da simbología grega .Ocarinas dos Símbolos(foto direita), diversos símbolos que vão desde o aborigene até o mangá passando por religiões ,tribos e culturas diferentes.

Fazer click nas imagens para ampliá-las 





Pulse play para ouvir


Ares celtas

Ares medievais

Ares andinos





Tutorial para aprender a tocar as Ocarinas Colar

Estas simples práticas são para as ocarina de colar que eu fabrico, mas também servem para qualquer ocarina de 4 e 6 furos que esteja afinada e use o mesmo tipo de digitação sinalado na tablatura anterior, não importa o tamanho ou escala em que esteja afinada ( exemplo “do” ou “sol” maior).


“Vamos a familiarizar-nos com este mágico instrumento e sua execução.”

Sobre o soprado

A ocarina é muito sensível aos câmbios na intensidade de soprado, isto faz com que sobrando mais forte possa subir meio tom ou mais, sem destapar nenhum orifício, por isso é muito fácil desafinar com este instrumento, assim que devemos colocar ouvido em cada nota que tocamos. Somente não basta fazer bem as posições, por exemplo, se abrimos 3 ou 4 orifícios estamos subindo de tom e se sopramos muito suave os tons vão ficar por debaixo, o mesmo acontece ao contrário forçamos a intensidade de soprado com 3 ou 4 orifícios tapados, estamos subindo os tons e isto faz com que se ouça desafinado.
O que te diz que você esta tocando desafinado? Pois tua própria sensibilidade musical, isto é algo que uma pessoa trás de nascença ou é uma capacidade que pode ir sendo desenvolvida graças à prática.


Um truque para separar as notas é interromper o soprado de uma maneira muito simples: com o “tu-tu-tu”, ou seja, fazendo um pequeno movimento de sua língua enquanto sopra, ou seja, como se quisesse dizer “tu” ou mais tecnicamente: tocando a cara interior dos seus dentes frontais superiores com a ponta da sua língua. Para que serve isso? Pois para separar uma nota da outra, já que na execução de uma frase musical podemos tanto unir as notas como separá-las.


Sobre a digitação

A digitação na ocarina de 4 orifícios é muito simples porque somente usaremos 4 dedos, ou seja, os dedos índice e maior de ambas as mãos. Aconselho começar com a mão direita, não importando se você é canhoto ou destro, já que com os dedos desta mão pode fazer as 4 notas sem necessidade da outra (exemplo: do, re, mi, fa). Se já domina estas notas você conseguiu aprender uma boa parte e pode passar a terminar o resto da escala usando também os dedos da sua mão esquerda.

Vamos fazer os exercícios

Embaixo ponho-lhes a típica escala com seu arpejo, a idéia é que você suba e baixe a escala igual que o arpejo. Aqui você poderá treinar a afinação e assim colocar-lhe ouvido a cada nota, sentir a diferença de soprado entre os tons mais altos e os mais baixos. É possível separar cada nota com o “tu” isto fará que você perceba melhor cada nota e sua afinação. A ocarina como disse antes é um instrumento muito sensível, próximo a voz se dedica muito a unir as notas e isto faz dela muito peculiar, mas neste exercício o que importa é aprender a definir cada nota. Uma vez que conseguir você poderá tocar com GLISSANDOS (unir as notas) e todo tipo de ornamentos que a ocarina permite. Aconselho sempre fazê-lo muito lento ao princípio.
 



Fazendo a escada, que não é mais que um joguinho de digitação, ganharás agilidade e independência nos dedos, e isto te prepara para começar a interpretar suas primeiras melodias. Fazê-lo bem lento ao princípio e logo cada vez mais rápido em pouco tempo te dará mais domínio. Play para ouvir os exercícios







Canções em ordem de dificuldade para aprender  e divertir-se com melodias conhecidas

Estas melodias são para você inicie na execução da ocarina. Nelas estão dadas as posições dos dedos que fazem as notas destas passagens, e servem para qualquer ocarina de 4 e 6 furos que use a mesma tabela de digitação.As tablaturas que não estejam indicados os furos traseiros é porque estão fechados Pulsa play nas gravações para ouvir as canções de cada peça, se sua conexão é um pouco lenta pulsa “stop” e logo play de novo até que termine a descarga da gravação.